top of page

MAPEAMENTO DE PROCESSOS

O mapeamento de processos é uma técnica utilizada por empresas de todos os ramos que permite melhorar o entendimento e o controle sobre o negócio, por meio da visualização dos fluxos de operações que reproduzem os processos com regularidade e clareza. Esse exercício de documentação e entendimento dos fluxos de atividades da empresa, além de servir como uma ferramenta de planejamento e suporte à gestão da empresa, pode ser a base para a utilização de diversas outras metodologias. O mapeamento das atividades permite a produção de mapas, também conhecidos por fluxogramas de processos, que mostram o que e quem está envolvido em um processo, suas entradas, processamento e saída, as áreas pelas quais estes passam, os documentos, sistemas e ferramentas que fazem parte dos mesmos.

WORKSHOP DE PROCESSOS

Promova esta dinâmica de Workshop de Melhoria de Processos, onde 20 a 26 participantes irão simular o funcionamento de uma empresa de entregas com funcionamento caótico, embora já exista job descriptiopn parea cada função. Diversas ferramentas de Mapeamento de Processos, Pareto dos problemas, Histograma do ciclo do pedido, plano de ação 5W2H serão aplicadas, e diversas rodadas serão feitas para aferir os resultados em um DRE (Demonstrativo de Resultados Executivo), onde os participantes terão a oportunidade de medir e gerir o negócio em busca da excelência dos serviços. Esta dinâmica é  baseada de um modelo de Harvard, e é aplicada como desenvolvimento para lideranças, promovendo integração de equipes na empresa. Tem duração de 1 dia e exige um salão de dimensão de 80 m2 pelo menos, com mesas e cadeiras para execução da dinâmica.

AVALIAÇÃO INTERNA DE PROCESSOS

Faça uma avaliação interna de processos, onde todos irão dar a sua percepção de seus Fornecedores Internos, e eles por sua vez avaliarem como Clientes internos. Esta pesquisa fornecerá uma fantástica avaliação cruzada entre todos os setores da organização, subsidiando cada área a verificar como ela se auto  avalia, e como é avaliada pelos demais. Esta pesquisa materializa o conceito da "Janela de Johari" , onde podemos constatar como somos vistos e como acha que somos vistos. Estes inputs são bastante ricos para alinhar as diretrizes de prestação de serviço interno. Quer seja modelo presencial, ou no híbrido, é uma oportunidade para a organização buscar uma avaliação interna com metodologia.

TREINAMENTO YELLOW BELT

Capacite seu time com uma metodologia consagrada de resolução de problemas através da Metodologia Six Sigma, contratando o treinamento inicial YELLOW BELT, onde os times aprenderão métodos para supervisionar a utilização das ferramentas do Lean e do Six Sigma na rotina da empresa e executar projetos de melhoria mais focados e de desenvolvimento rápido. Voltado para a "linha de frente" capacitando-os a terem pensamentos sistêmicos e analíticos. As ferramentas típicas aprendidas compreendem as fases DMAIC, Mapa de Processo, Pareto, Histograma, Espinha de Peixe, 5W2H e Matriz de Priorização. Este treinamento tem uma carga horária de 20 horas.

TREINAMENTO GREEN BELT

Na escala de treinamento Six Sigma, o GREEN BELT possui conhecimentos mais aprofundados de estatística e mais ferramentas do que o Yellow Belt. Este profissional é preparado para interpretar dados históricos do processo e implementar melhorias de processos departamentais. Este treinamento é destinado principalmente a funções de liderança que almejam promover um trabalho de excelência organizacional. Além dos conceitos iniciais do Yellow Belt (fases DMAIC, Mapa de Processo, Pareto, Histograma, Espinha de Peixe, 5W2H e Matriz de Priorização), recebem uma carga estatística mais aprofundada como Estatística Analítica, Teste de Hipótese, Análise de Correlação, e ferramentas como FMEA e CEP. Este treinamento tem uma carga horária de 80 horas.

Quality Six Sigma - Q6S

  • alt.text.label.LinkedIn

©2023 por Quality Six Sigma. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page