Como avaliar e resolver problemas de comunicação entre equipes
- Paulo Miyamoto
- 31 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
Quando o volume de trabalho cresce, a complexidade segue na mesma proporção, gerando potenciais situações não resolvidas em tempo hábil, criando conflitos de comunicação interna, pois os processos estão em "piloto automático" sem tempo de redefinir responsabilidades e critérios de tratamentos de desvios. Já pensou em utilizar o conceito de SIPOC para fazer este mapeamento?

Imagine que pudesse enviar a todos os colaboradores as seguintes perguntas:
Se coloque como um "cliente interno" e responda:
Quais são as informações que você precisa receber para realizar seu trabalho?
Qual a origem que você recebe estas informações ou insumos de entrada?
Como você avalia a qualidade recebida?
E agora fazendo a pergunta reversa "do outro lado do balcão" com um "fornecedor interno":
Quais são as informações ou insumos de saída de seu processo?
Qual o destino destas informações ou insumos de saída?
Como você avalia a qualidade enviada?
Com isso, as informações são cruzadas entre "Fornecedores Internos" e "Clientes Internos", fornecendo uma visão da "Janela de Johari", que nos mostra como somos vistos x como acha que somos vistos.
E assim conseguimos mostrar para cada departamento, quem são os "clientes internos" que os avaliaram x os que eles apontaram como destino, bem como os entregáveis relacionados x percebidos, ajustando a visão de cada setor.
Em nossa experiência, este tipo de avaliação interna tem sido a melhor ferramenta para avaliar como está a percepção entre as áreas da organização. Pode ser aplicado especialmente em modelos híbridos onde setores nem sempre conseguem estar no mesmo espaço físico.



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